• contato@rhaengenharia.com.br
  • +55 41 3232.0732
  • Entrar
  • Área do Cliente
Estudos de Planejamento da Operação Eletroenergética e Hidráulica do SIN

Outros estudos que corroboram com o planejamento e gestão dos recursos hídricos foram os desenvolvidos pela RHA, inseridos no Plano de Ações do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a partir de 2001. Destacam-se os projetos de Consistência e Reconstituição de Séries de Vazões Naturais na Bacia dos Rios Uruguai – Trecho Nacional, Ijuí, Jacuí e Antas (2006), Consistência e Reconstituição de Séries de Vazões Naturais na Bacia Do Rio Paranapanema (2003) e Consistência e Reconstituição de Séries de Vazões Naturais na Bacia do Rio Iguaçu (2003), estes dois últimos realizados através do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC
 
 
Os estudos mencionados objetivaram o estabelecimento de uma base de dados hidrológicos qualificada e consistente para todos os locais de aproveitamentos hidrelétricos, visando atender todas as demandas da modelagem hidroenergética, com benefícios esperados, em termos econômicos e operacionais. O objetivo geral do Projeto desenvolvido pela RHA foi disponibilizar séries consistidas de vazões naturais homogêneas, no que se refere à compatibilidade entre os dados médios diários (atualizados até dezembro de 2005) e mensais (para o período de janeiro de 1931 a dezembro de 2005), de tal forma que possam ser utilizadas nos estudos de planejamento da operação eletroenergética e hidráulica do sistema interligado nacional.
 
As séries de vazões naturais são de fundamental importância para o planejamento dos usos múltiplos dos recursos hídricos, em particular, no caso do setor elétrico, para o planejamento da operação e expansão do parque gerador de hidroeletricidade.
 
Como exemplo, o Projeto desenvolvido pela RHA na Bacia do Rio Uruguai - Trecho Nacional, Ijuí, Jacuí e Antas (2006), trata das regiões hidrográficas do rio Uruguai e do Atlântico Sul, em 22 locais de aproveitamentos hidrelétricos das bacias dos rios Uruguai – Trecho Nacional, Ijuí, Jacuí e das Antas, correspondendo a uma área de drenagem total de 110.000 km², no período de 1931 a 2005. Os métodos utilizados neste estudo garantem a compatibilidade entre as séries de vazões diárias e mensais e consideram a incorporação da evaporação líquida nos reservatórios bem como dos usos consuntivos da água na bacia.
 
O estudo considerou na reconstituição de vazões naturais a estimativa de demandas hídricas nos locais de interesse do Projeto. Foram avaliadas as séries de usos consuntivos na base diária e mensal relacionadas aos usos animal, humano (população rural e população urbana), industrial e irrigação fornecidas pelo ONS.
 
A RHA determinou para os espelhos de água dos 22 aproveitamentos hidrelétricos (Pai Querê, Barra Grande, São Roque, Garibaldi, Campos Novos, Machadinho, Itá, Passo Fundo, Monjolinho, Foz do Chapecó, Quebra Queixo, Itapiranga, São José, Passo São João, Ernestina, Passo Real, Jacuí, Itaúba, Dona Francisca, Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho) contemplados no Projeto os vetores de evaporação líquida na base diária e mensal, constituindo os mesmos em séries de vazões de usos consuntivos (retiradas de água da bacia) relacionadas ao setor elétrico.O objeto deste Contrato é a prestação de serviços de consultoria nos estudos de Consistência e Reconstituição de Séries de Vazões Naturais na Bacia do Rio Iguaçu, em locais de aproveitamentos hidrelétricos existentes e planejados, bem como estudos para avaliação das vazões de contribuição das bacias incrementais. Os produtos finais referem-se a disponibilizar séries consistidas de vazões naturais homogêneas, no que se refere à compatibilidade entre os dados médios diários (atualizados até dezembro de 2001) e mensais (para o período de janeiro de 1931 a dezembro de 2001), para os locais de aproveitamentos e correspondentes bacias incrementais, de tal forma que possam ser utilizadas nos estudos de planejamento da operação eletroenergética e hidráulica do Sistema Interligado Nacional - SIN.




 Voluntários da Pátria, 400 – 14º andar
Curitiba – Paraná - Brasil - CEP: 80020-000
+55 41 3232 0732 - contato@rhaengenharia.com.br
Área do Cliente
Entrar

© 2017, RHA Engenharia e Consultoria LTDA. Recursos Hídricos e Ambientais - Todos os direitos reservados - CNPJ: 03.983.776/0001-67

325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB