• contato@rhaengenharia.com.br
  • +55 41 3232.0732
  • Entrar
  • Área do Cliente
Estimativa de Demandas e Usos Consuntivos da Água

Dentre os trabalhos realizados pela RHA destacam-se os que contribuem com as ações de planejamento de recursos hídricos em âmbito nacional realizados para Agência Nacional de Águas e na Bacia Hidrográfica do Rio Negro.
 
O Estudo de “ESTIMATIVA DE DEMANDAS E USOS CONSUNTIVOS DE ÁGUA PARA O PAÍS”, executado pela empresa RHA Engenharia e Consultoria SS Ltda (Contrato nº036/ANA/2014), foi contratado pela ANA, de modo a corroborar com o processo de gestão dos recursos hídricos no País, tendo em vista as competências e responsabilidades regulamentadas em lei. O Estudo contemplou a definição de métodos, a construção de base de dados e a produção, atualização, armazenamento e disponibilização de resultados das estimativas de demandas e usos consuntivos da água, ao longo do tempo, para todos os municípios do território nacional, tendo como produtos séries de vazões dos diversos usos consuntivos de 1931 a 2014 (consumo humano urbano e rural, consumo animal, consumo industrial, com destaque à mineração e às usinas termoelétricas, consumo para irrigação e as perdas de água em reservatórios artificiais, função da evaporação líquida sobre a área alagada). Também foram estudados diferentes cenários de crescimento para as atividades econômicas relacionadas com os usos consuntivos da água, até o horizonte definido no projeto (2030).
 
No que tange ao planejamento buscou-se, além das estimativas das demandas setoriais, consumos e retornos, por finalidade e tipologia de uso consuntivo na escala municipal e, adicionalmente, contemplando seções pré-selecionadas de curso de água qualquer, apresentar uma proposta de ações futuras a ser empreendida pela ANA, em articulação com demais entidades, para divulgação, melhoria e atualização periódica das estimativas de demandas hídricas. Os avanços metodológicos na estimativa das demandas da água foram consolidados sob uma base de dados georreferenciada, que contabiliza cerca de 700 milhões de registros (AGUA – Aplicativo Georreferenciado dos Usos da Água). 
 
Relacionado à estimativa de demandas hídricas está a prestação de serviços de consultoria técnica especializada para a execução e coordenação dos "ESTUDOS DOS USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO - AMAZONAS" no âmbito dos trabalhos realizados pela Empresa de Pesquisa Energética EPE na bacia do Rio Negro. 
 
O estudo realizado dos Usos Múltiplos da Água objetivou o diagnóstico dos usos consuntivos e não consuntivos da bacia hidrográfica do rio Negro, desde a região das cabeceiras inseridas no território nacional até a confluência com o rio Amazonas, incluídos os seus afluentes, com exceção da sub-bacia do rio Branco e da sub-bacia do rio Jauaperi, abrangendo uma área de 364.095 km², estando esta área quase integralmente inserida no estado do Amazonas.
 
Adicionalmente o estudo dos Usos Múltiplos da Água estimou as restrições atuais e futuras ao aproveitamento do potencial hidroelétrico da bacia do Rio Negro, decorrentes do uso dos recursos hídricos pelos demais setores usuários. Também foram identificadas a localização das áreas de usos não consuntivos e as consequentes restrições que desses usos poderão decorrer para o aproveitamento hidroelétrico da bacia e vice-versa. Em especial, foram indicadas áreas relevantes para navegação; controle de cheias, etc.
 
O estudo realizado buscou identificar as potencialidades dos usos múltiplos da água na bacia e avaliar essas potencialidades frente ao disposto no Plano Nacional de Recursos Hídricos, nos Planos Estaduais, nos Planos de Bacia e nos Planos Setoriais e integrados disponíveis.




 Voluntários da Pátria, 400 – 14º andar
Curitiba – Paraná - Brasil - CEP: 80020-000
+55 41 3232 0732 - contato@rhaengenharia.com.br
Área do Cliente
Entrar

© 2017, RHA Engenharia e Consultoria LTDA. Recursos Hídricos e Ambientais - Todos os direitos reservados - CNPJ: 03.983.776/0001-67

325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB