Os inventários de recursos hidráulicos e hidrelétricos relacionam-se ao estudo das possíveis alternativas de divisão de quedas para o aproveitamento de potencial hidrelétrico, com avaliação preliminar e estimativa de custos e impactos ambientais associados à sua utilização.
Os Estudos de Inventário Hidroelétrico compôem a fase inicial do processo de Planejamento da Expansão da Geração, sendo considerados de caráter estratégico por orientar e direcionar os investimentos dos futuros aproveitamentos hidroelétricos que irão compor a divisão de quedas da bacia. No momento da sua elaboração são levantadas e estudadas todas as alternativas de divisão de quedas da bacia de forma a se selecionar aquela que apresenta a melhor eficiência do ponto de vista energético e socioambiental.
As metodologias utilizadas nos Estudos de Inventários estão consolidadas no Manual de Inventário Hidroelétrico de Bacias Hidrográficas, cuja última edição é fruto da revisão de 2007. Em 2010, foi lançada a versão em inglês do Manual de Inventário.
Imagem: PCH Derivação do Rio Jordão. Fonte: Companhia Paranaense de Energia